sexta-feira, 30 de março de 2012

Reflexão sobre a aula - Fecho Éclair

Começou-se a actividade solicitando a leitura individual do poema “Fecho Éclair”, em seguida os alunos foram procurar no dicionário as palavras que não conheciam. Após algum tempo de trabalho individual procedeu-se à leitura do texto em voz alta.
Foi preenchida uma grelha com o registo da avaliação da leitura. O texto foi explorado oralmente e os alunos tentaram encontrar palavras que rimassem com “quer”.
Posteriormente cada aluno ilustrou uma parte do poema e construiu-se um livro.
Os alunos estiveram muito interessados e motivados na realização desta actividade. O facto de estarem a ler um texto mais complexo serviu para ver que afinal todos podemos ter dificuldades se não prepararmos o texto. Gostei de ver os seus “palpites” eles iam dizendo palavras para ver qual rimava com “ quer”.
Todos sabemos que ler é compreender, ou seja, atribuir significado ao que se lê (palavras, frases ou textos).
O que é importante é a apreensão do significado da mensagem.
Para essa compreensão é bastante importante o conhecimento geral que o leitor possui do mundo a nível vocabular.
A leitura alarga o conhecimento e aumenta o leque vocabular e, por outro lado, quanto maior for o conhecimento prévio do tema a ler, melhor será a compreensão da leitura (conhecimento lexical/compreensão da leitura).
O grande objectivo do ensino da compreensão da leitura é, sem dúvida, a fluência (capacidade de ler com precisão, rapidez e expressividade).
Para tal, o professor deverá usar estratégias (ferramentas importantes na pré-leitura, leitura e pós-leitura).
Acho que estas actividades foram um bom contributo no processo de aquisição, conhecimento e desenvolvimento de novo vocabulário.
Permitiram ainda o desenvolvimento da comunicação e a interacção com o grupo. Favoreceram a imaginação, a memória, a concentração, a autodisciplina, a atenção, o respeito pelo outro e a socialização.
No tocante à avaliação da leitura, verifiquei que houve algumas palavras que os alunos tiveram mais dificuldade de ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário