terça-feira, 20 de março de 2012

Análise da aula sobre o texto publicitário


A aula começou com a visualização de um PowerPoint, que evidenciava as características do texto publicitário.
Esta actividade permitiu aos alunos familiarizarem-se com a linguagem publicitária: slogan, texto argumentativo e o texto icónico. Os alunos estavam muito motivados, a actividade era nova, foi a segunda vez que trabalhamos o texto publicitário na sala de aula. Contudo, achei que essa motivação advinha da familiaridade que os alunos têm com a publicidade.
Os alunos começaram logo a descrever publicidades que conheciam. Aproveitei as dicas deles para falar das técnicas da publicidade (como estão conjugadas as músicas, cores, o texto de fácil memorização…)
Abordamos a publicidade comercial e a publicidade não comercial. Vimos que muitas vezes a publicidade institucional promove a divulgação de ajudas humanitárias.
Um anúncio bem elaborado deve, ainda, obedecer aos seguintes aspectos: atenção, interesse, desejo, memorização, acção (AIDMA). Este termo fascinou-os talvez porque eles passam grande parte da sua vida envolvida em anúncios publicitários. Concluída a primeira parte da tarefa propôs-se a interpretação de dois anúncios publicitários: um de um gelado (magnum) e o outro de uma sopa.
Os alunos identificaram com muita facilidade, os diferentes tipos de texto.
De seguida solicitou-se que os alunos escrevessem um anúncio publicitário.
Acho que eles estavam muito envolvidos na actividade proposta, tentando criar o seu anúncio de forma original. Por fim fez-se a leitura e análise dos trabalhos produzidos.
Esta aula foi muito dinâmica e variada e os alunos aderiram bastante bem às propostas feitas.
Na minha perspectiva, esta actividade foi muito vantajosa, uma vez que alertou os alunos para a interpretação dos anúncios publicitários. Levando – os a evoluírem de uma visão genérica sobre as funções da publicidade para uma compreensão mais fundamentada sobre a mesma. Eles desenvolveram uma atitude crítica perante as técnicas de persuasão publicitária.
Gostaria de salientar que este trabalho teve uma continuidade em aulas posteriores. Trabalhámos a publicidade a alimentos e bebidas destinadas a crianças. A publicidade aos brinquedos. Vimos que muitas vezes aparecem crianças na publicidade e outras vezes personagens/ celebridades que as crianças admiram. Estas aulas foram trabalhadas a partir de um dossier padagógico – Media Smart- Módulo 2 -  A publicidade dirigida a crianças.
 O professor tem o poder de desencadear as diversas situações em que se recorre à escrita e deve incentivar nos alunos a capacidade de produzirem documentos que lhes dêem acesso às múltiplas funções que a escrita desempenha na nossa sociedade. Isso implica que o trabalho a realizar deverá incidir sobre as competências que são estimuladas para a produção de um documento escrito: a competência compositiva, ortográfica e gráfica.
 Sendo a aprendizagem da escrita um processo lento e longo, implica o conhecimento de um reportório alargado de acções associadas às suas componentes: a planificação (o que quer dizer, a quem, com que finalidade e como o vai dizer); a redacção que é o conjunto de operações que torna possível que as ideias armazenadas ou previamente anotadas tomem forma linguística e a revisão que consiste num movimento de retrocesso levado a cabo para avaliar a adequação do texto ao objectivo inicial.
Sendo assim, torna-se imperioso que escrita seja introduzida e fomentada desde o início da escolaridade, devido à sua complexidade e multiplicidade dos seus usos e finalidades.”                                                                                                  Cf.  Material do PNEP




A professora Olivia



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