sábado, 10 de março de 2012

Escola aberta e colaborativa

Os projectos na escola…Serão vantajosos?

 Acredito que o êxito da escola resulta duma conjugação de esforços de toda a comunidade educativa apoiada num conjunto de valores e princípios orientadores, onde o Projecto Educativo do Agrupamento reflecte a imagem colectiva. Ser professor inovador e reflexivo implica estar aberto à mudança para romper com a monotonia diária das aulas. Os professores activos implementam projectos dinâmicos e criativos. Os projectos, por sua vez, facilitam uma permanente reflexão e uma intervenção ponderada.

De acordo com Oliveira - Formosinho (1998), citado por Lopes & Silva (2010, p.105) [1] , (…) ser professor sempre foi muito mais do que dar aulas, sempre implicou preocupações com o bem-estar, a segurança dos alunos, o apoio pessoal a estes, o respeito pelas suas famílias e a procura de métodos de ensino e avaliação mais eficazes. Do professor espera-se que: colabore em programas de prevenção, elabore projectos de inovação e alterne com os papéis de formador e de formando"…

É numa interacção e conjugação de esforços que se efectuam mudanças significativas e inovadoras dentro da comunidade educativa. Considero muito significativo o envolvimento dos pais nas várias actividades realizadas na escola. Os professores não substituem os pais mas colaboram com eles nesta nobre missão de educar.
Actualmente, temos nas nossas salas crianças super-estimuladas por tudo o que as rodeia. Isto faz com que haja uma dificuldade em ouvir e estar atento. O professor deve encontrar estratégias que revejam esta situação, constituindo-se este factor o maior desafio no desempenho do professor. Neste contexto, verifico que os projectos impulsionam a abertura da escola ao meio e fomentam uma dinâmica comunitária.

 [1] Lopes, José & Silva, Helena Santos. (2010). O Professor faz a Diferença, Lidel - Edições Técnicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário