terça-feira, 2 de outubro de 2012

Ontem os nossos avós vieram à escola

Os avós partilharam connosco algumas recordações da sua infãncia (cantigas, provérbios, lengalengas, mezinhas, orações, adivinhas, rimas, cantilenas ou jogos). Com o material que nos enviaram fizemos um bonito livro que fica na escola para recordar...


                                          Livro construído com os trabalhos que os avós enviaram



Ontem os avós vieram à escola ouviram algumas canções e recordaram as brincadeiras do seu tempo.





Por fim, tomaram um chá e comeram uns bolinhos.
Foi um tempo muito divertido que passámos juntos!


Trabalhos enviados pelos avós


MEMÓRIAS DE INFÂNCIA

Dueto

Ele - Olá, como está você?
Ela - Assim, Assim menos mal.
Ele - Eu acho que você está mesmo bestial!
Ela - Você não esta a brincar?
Ele - Palavra, juro que não!
Ela - Você é um tipo fixe, um camaradão!
Ele - Você sabe muito bem.
Ela - O quê, diga de repente.
Ele - Que a gramo do coração, formidavelmente.
Ela - Você não está a brincar?
Ele - Palavra, juro que não.
Ela - Você é um tipo fixe como nunca vi.
Ele - Vamos casar!
Ela - Você o diz.
Ele - Que lindo par!
Ela - E que feliz!
Ele - Satisfações.
Ela - Não tem de haver.
Ele - Pois cada um viverá para si como lhe parecer.
Ela e Ele - Assim, Assim é que é viver.

Avó da Bárbara Bogalho - (Avó Cininha)


A minha avó disse que o pai dela cantava assim:

           Minha mãe quero ir ao alto,
        que do alto vejo bem.
        Quero ver o meu amor
        se ele está mais alguém.


    Manuel Fiúza Rodrigues
     4º Ano     Turma 59

Orações

Anjo da guarda minha companhia, guardai minha alma de noite e de dia. senhor Jesus, guardai os avós, os pais e os manos, obrigado senhor Jesus.

Provérbios
Dá Deus nozes a quem tem não dentes.
Não deixes para amanha o que podes fazer hoje.
De prato a boca, perde-se a sopa.
Quem meus filhos beija minha boca adoça.
Quem nasce torto, tarde ou nunca se endireita.
Guarda que comer não guardes que fazer.
Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer.
Quem tem telhados de vidro, não deve atirar pedradas.
Diz o roto ao nu, porque não te vestes tu.
Os amigos são para as ocasiões. 
Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.

 Adivinhas

Altos castelos, lindas janelas, abrem fecham, ninguém mora nelas. Resposta os olhos.
Qual é o céu que não possui estrelas. Resposta o céu-da-boca.
Sou mais vasto do que o mar e ninguém me pode ver, todo o mundo é o meu lugar sem mim não podes viver. Resposta é o ar.
Qual é coisa qual é ela, que põe o mundo a dançar, tem notas e não é dinheiro. Resposta A musica.
 Qual é coisa qual é ela que acende sem fazer lume. Resposta o pirilampo
Eu corro mas não tenho pernas, assobio mas não tenho boca, nunca ninguém me viu e tenho bastante força. Resposta o vento.
Qual é coisa qual é ela, que bate bate, não deve deixar de bater, as suas pancadas certinhas e que nos deixam viver. Resposta o coração.

Trabalho enviado pela avó do Sérgio Nunes

Oração
Com  Deus  me  deito com Deus me levanto com a divina graça do Espírito Santo.

Provérbios
Sol na eira chuva no nabal.                              
Um bom hortelão tem pepinos pelo João.
Pelo S. Martinho prova o vinho.
Varre varre vassourinha se varreres bem doute um vitem se varreres mal nem u rreal.
Trabalho enviado pela avó da Catarina Santos ( Odete)





Sem comentários:

Enviar um comentário