terça-feira, 30 de outubro de 2012

Divisores

Nós temos andado a estudar os divisores...






Resolução de problemas (com aplicação dos divisores) e explicação das estratégias utilizadas.


Vamos resolver problemas!


Problema 1

Num jogo para duas ou mais pessoas são distribuídas igualmente entre os participantes, e sem sobrar, 24 fichas vermelhas e 40 fichas amarelas.

a) O jogo pode ser disputado por 3 participantes? Explica porquê.

b) O jogo pode ser disputado por 4 participantes? Explica porquê.

c) Qual é o número máximo de pessoas que podem participar no jogo?













Problema 2

No início do próximo ano, uma papelaria irá realizar uma grande promoção para vender 480 cadernos que sobraram da campanha de regresso às aulas. O gerente pretende fazer pacotes com a mesma quantidade de cadernos sem que sobrem cadernos. É possível que cada pacote contenha: (assinala com x as respostas corretas)

( ) 2 cadernos?                              ( ) 3 cadernos?                    ( ) 4 cadernos?                              ( ) 5 cadernos?
( ) 6 cadernos?                              ( ) 7 cadernos?                    ( ) 9 cadernos?                              ( ) 10 cadernos?






Problema 3

A Marta tem uma coleção de livros sobre desafios matemáticos. Tenta descobrir quantos livros tem a Marta seguindo as suas pistas.
“ Se os contarmos de 2 em 2 sobrará 1 livro, de 3 em 3 sobrarão 2 livros, de 4 em 4 sobrarão 3 livros. Mas se contarmos de 5 em 5 não sobrarão livros. Aliás, são menos de 50.”

Sem comentários:

Enviar um comentário