segunda-feira, 7 de maio de 2012

Dia da mãe

Como já vem sendo tradição comemorámos hoje na escola o dia da mãe.
Nós oferecemos-lhe uma pequena lembrança que tínhamos feito com material reciclado:


Escolhemos as cápsulas do café e fizemos as flores.


Ficaram uns trabalhos interessantes!


Decorámos a embalagem  ao nosso gosto.


Tivemos um pequeno convívio com bolos , café e chá...


Fizemos com as mães umas pinturas muito bonitas!









sexta-feira, 4 de maio de 2012

Provas de aferição

Nos próximos dias 9 e 11 de maio, os alunos do 4.º ano, realizarão as provas de aferição. Por este motivo, os alunos do 3 º ano terão aulas no horário duplo da tarde.


Informam-se os Encarregados de Educação dos alunos do 4.º ano que os mesmos irão realizar Provas de Aferição às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
A prova de Língua Portuguesa será no próximo dia 09 de Maio (quarta-feira) e a de Matemática no dia 11 de Maio (sexta-feira).
Nesses dias os alunos deverão estar na escola às 9:30.
O horário deve ser rigorosamente cumprido, pois não é permitida a entrada de alunos depois de concluída a chamada.
Para a realização das provas, os alunos deverão apresentar o cartão de cidadão, o bilhete de identidade ou outro documento que os identifique.



Horário das Provas

Chamada – 9:45

Início da prova
10:00

Instruções
10 Min.

1.ª Parte
45 Min.

Final da 1.ª Parte
10:55

Intervalo 25 Min.

Reinício da prova
11:20

Instruções
5 Min.

2.ª Parte
45 Min.

Conclusão da Prova
12:10




Para a realização das provas os alunos deverão trazer o seguinte material:



DISCIPLINA
MATERIAL

Língua Portuguesa
Lápis, borracha, apara-lápis, caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta.
Matemática
Lápis, borracha, apara-lápis, caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta (apenas para o preenchimento do cabeçalho), régua graduada e compasso.




Convite para o dia do mãe

Nós estivemos a decorar o convite para entregar às nossas mães.
Na próxima segunda feira comemoramos na escola o dia da mãe.


 




Esta comemoração faz parte do nosso projeto de escola  " Escola e família de mãos dadas".




Áreas

Hoje estivemos a fazer uma atividade que vinha no nosso manual.
Utilizámos o tangram e fizemos outras figuras com a mesma área (triângulo, retângulo e paralelogramo).


















Poema pergunta - resposta

Nesta atividade seguimos  uma sugestão apresentada pelo Professor Dr. Luis Filipe Barbeiro, no livro Lengalíngua  pág -42. 
O poema é interessante para explorar os advérbios de lugar. 


Quem passou por aqui?
Um palhaço que ri.
Quem passou aí?
Um homem em cima de um javali.
Quem passou acolá?
Foi um homem a dizer lá…lá…
Quem passou além?
Foi um refém.
Quem passou por ali?
Ninguém… fui eu que caí!
Quem passou acolá?
Uma formiga que me disse olá.
Quem passou por aqui?
Um grande javali.
Quem passou além?
Foi a macaca mãe.
Inês
                       

Quem passou por aqui?
A cara do javali, eu vi.
Quem passou além?
O meu refém.
Quem passou por ali?
Eu não vi.
Quem passou acolá?
O meu papá.
Quem passou aí?
Fui eu que caí.
Quem passou por aqui?
Um grande javali.
Carlos
                       

Texto expositivo

Seguimos uma proposta apresentada no Livro de Escrita - Alfa do 3.º ano da Porto Editora.
"Com este tipo de texto pretende-se apresentar, explicar e esclarecer um assunto ou tema, dando informações relevantes".
Primeiro fez-se o esquema no quadro, depois os alunos copiaram-no para o caderno e construiram o texto.












Alguns passaram o texto a computador.

O sol

O sol traz-nos algumas vantagens, dá-nos: luz, calor e energia.
A luz é necessária para o desenvolvimento dos seres vivos (plantas, animais e pessoas).
Os raios solares, em quantidade moderada, contribuem para a produção da vitamina D, que ajuda a fixar o cálcio aos ossos.
Também ajuda na produção de melanina que é responsável pela  cor da pele.
Se não houvesse o calor do sol a terra era um planeta gelado onde não era possível haver vida.
 Apesar de ser benéfico, o sol, também pode ser perigoso se não formos cuidadosos. Podemos sofrer uma: insolação, desidratação, queimadura e lesões na pele.
Se estivermos ao sol nas horas de maior calor (das 11h às 16h) o nosso corpo perde a água e apanhamos uma desidratação.
Podemos ficar com a pele avermelhada, com suores, dores de cabeça, vontade de vomitar e cansaço, isto é, uma insolação.
A pele pode ficar quente vermelha e seca, sentimos dor, ardor e também podemos ganhar bolhas. Apanhamos queimaduras solares que provocam o envelhecimento da pele, o aparecimento das rugas, manchas e cancro da pele.
Para evitar estes perigos é importante seguir algumas regras de prevenção.
Devemos fazer uma exposição progressiva, evitar a exposição ao sol entre as 11h e as 16h.
Beber muita água, usar chapéu, uns óculos de sol e protetor solar.
Nos dias de sol, devemos usar um vestuário de algodão leve, e de cor clara porque reflete melhor os raios solares.

Texto elaborado pelos alunos da turma - 56
   

 




Decorações alusivas à Primavera

Nós fizemos um trabalho interessante! Aplicámos elementos decorativos e pintámos,