segunda-feira, 19 de março de 2012

Comemoração do Dia do Pai

Hoje tivemos festa na escola, os nossos pais vieram cá festejar connosco!
Nós entregámos-lhe uma lembrança.








Houve bolos, café e chá...






Por fim estivemos com o pai a pintar um azulejo.





Ficaram uns trabalhos muito giros que entretanto serão colados na parede.



Foi um tempo divertido que passámos juntos... nós gostámos muito!

sábado, 17 de março de 2012

1ª Palestra "Educação: vocação/obrigação


A Associação de Pais e Encarregados de Educação  da EB1 de Sismaria vai promover a 1ª Palestra "Educação: vocação/obrigação" que decorrerá no próximo dia 23/3, sexta-feira, às 19h30, na Escola EB1 da Sismaria da Gândara.

O tipo de relação que devemos ter com os nossos filhos, o tempo dedicado a essa relação e os ambientes familiares como pilar e motor de comportamentos, serão os principais temas a abordar. Certamente, uma palestra enriquecedora e esclarecedora para pais e/ou encarregados de educação.

Junte-se a nós! Inscreva-se!
Cumprimentos,

Isabel Mendes

Associação de Pais ‒ APEESG
Rua Bernardo Oliveira Gordalina, 4A, r/c
Sismaria da Gândara
2415-272 Leiria
 
Tel: 244 815 619
http://apeesg.blogspot.com/

quarta-feira, 14 de março de 2012

A matemática continua interessante!

                                                   
                                                               Frações e pavimentações



Dia do pai

Na próxima segunda feira é o dia do pai. Nós já fizemos um convite aos nossos pais, para virem à escola tomar um café...
Também temos andado a preparar uma pequena lembrança para lhe oferecer.
Pintámos uma tela e aplicámos uma fotografia nossa.




Depois de colar a fotografia aplicámos cola branca para ficar mais brilhante.



Ficaram uns trabalhos engraçados!...


Por fim, fizemos um embrulho decorado com os nossos desenhos que ficou muito engraçado...



As outras turmas fizeram um trabalho um pouco diferente ... mas também ficou muito bonito!



sábado, 10 de março de 2012

Escola aberta e colaborativa

Os projectos na escola…Serão vantajosos?

 Acredito que o êxito da escola resulta duma conjugação de esforços de toda a comunidade educativa apoiada num conjunto de valores e princípios orientadores, onde o Projecto Educativo do Agrupamento reflecte a imagem colectiva. Ser professor inovador e reflexivo implica estar aberto à mudança para romper com a monotonia diária das aulas. Os professores activos implementam projectos dinâmicos e criativos. Os projectos, por sua vez, facilitam uma permanente reflexão e uma intervenção ponderada.

De acordo com Oliveira - Formosinho (1998), citado por Lopes & Silva (2010, p.105) [1] , (…) ser professor sempre foi muito mais do que dar aulas, sempre implicou preocupações com o bem-estar, a segurança dos alunos, o apoio pessoal a estes, o respeito pelas suas famílias e a procura de métodos de ensino e avaliação mais eficazes. Do professor espera-se que: colabore em programas de prevenção, elabore projectos de inovação e alterne com os papéis de formador e de formando"…

É numa interacção e conjugação de esforços que se efectuam mudanças significativas e inovadoras dentro da comunidade educativa. Considero muito significativo o envolvimento dos pais nas várias actividades realizadas na escola. Os professores não substituem os pais mas colaboram com eles nesta nobre missão de educar.
Actualmente, temos nas nossas salas crianças super-estimuladas por tudo o que as rodeia. Isto faz com que haja uma dificuldade em ouvir e estar atento. O professor deve encontrar estratégias que revejam esta situação, constituindo-se este factor o maior desafio no desempenho do professor. Neste contexto, verifico que os projectos impulsionam a abertura da escola ao meio e fomentam uma dinâmica comunitária.

 [1] Lopes, José & Silva, Helena Santos. (2010). O Professor faz a Diferença, Lidel - Edições Técnicas.

CACE FAZ a Festa na Escola...Dia Aberto

Foi um grande dia … onde não faltou animação!
Neste sábado dia 10 de Março, o Agrupamento de Escolas de Marrazes abriu as portas à comunidade educativa para uma festa conjunta!
Houve uma grande diversidade de actividades para toda a família: Horas do Conto, Ateliers, Música, Hip-Hop, Capoeira, Actividades desportivas e um gigantesco pic-nic partilhado, entre muitas outras.
Todos se divertiram e partilhar momentos fantásticos! Podem ver as fotos e o vídeo!
                                                                     Atelier das pinturas

Compras e vendas


                                                   Exposições de trabalhos dos alunos


Animação com o Dr. Paulo Lameiro



Exposição das artes


Na escola temos grandes artistas





Tasquinha dos doces



Feira solídária




Atelier de experiências


Atelier da matemática


sexta-feira, 9 de março de 2012

Notícias malucas

Nós com recortes de jornais criámos titulos engraçados para depois escrevermos uma notícia.








Jardim compra bife numa máquina de lavar a loiça!
Na sexta-feira à meia-noite, na ilha das Caraíbas João Jardim foi visto numa loja de electrodomésticos. Ele estava dentro de uma máquina de lavar loiça a comprar um bife de frango. As pessoas que assistiram perguntaram-se porque seria?- Talvez por causa da crise!
No dia seguinte, muitos deles foram a sua casa e obrigaram-no a confessar o que o tinha levado a ter aquela atitude.
João Jardim informou que os bifes de frango mais baratos se encontravam dentro dos electrodomésticos, e que estava a aproveitar, porque a crise estava à porta!
                                                                                  Inês Francisco

Leve 24 salsichas pague 60 todos os domingos!

Num supermercado Pingo Doce, no passado domingo Michel Télo comprou 24 salsichas e pagou 60 euros.
Michel Télo ficou irritado e começou a cantar a música “ai se eu te pego”, ameaçando assim o gerente do supermercado. O gerente tentou acalmá-lo, explicando-lhe que as salsichas eram feitas com a melhor carne do mundo por isso é que elas custavam 60 euros.
Estas salsichas estarão à venda todos os domingos a partir da próxima semana.
                                                                                           Beatriz Costa


 
Seleção de chocolate poupa no Carnaval
Notícia de última hora, a seleção de chocolates poupa no Carnaval!
Tudo aconteceu na bela manhã de Carnaval, na Câmara Municipal de Leiria. Passos Coelho presidente da SPC (Seleção Portuguesa de Chocolate), chegou à conclusão que o Carnaval era importante e decidiu que iria poupar no Carnaval. Todos os outros membros concordaram com ele.
Passos Coelho disse que a SPC não iria ser boa consumidora naquela noite, e que isso serviria de castigo para os vendedores, por terem aumentado os preços.


Ovos frescos buscam novo emprego
Um ovo fresco estava dentro de uma caixa no supermercado. Entretanto, uma senhora passou por lá e levou meia dúzia de ovos frescos. Esse ovo fresco estava dentro dessa caixa que a tal senhora levou.
Quando chegou a hora de pagar, os seis ovos saltaram da caixa exigindo novo emprego.

                                                                     Beatriz  Malhó


Depois de termos as notícias elaboradas fizemos uma exposição.


Digam lá que não somos criativos!...