terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

As nossas descobertas...

Foi notório o interesse que os alunos tiveram ao observarem as rochas.





Atividade com os blocos padrão

Hoje estivemos a trabalhar com os blocos padrão. Fizemos trabalhos interessantes e depois tivemos um tempo para desenvolver a nossa criatividade!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Escrita Criativa

Palavra puxa Palavra

Eu sou o Rafael
Gosto de jogar futebol,
Futebol com os pés!
Com os pés eu chuto        
Chuto a bola…
A bola que entra na baliza
Na baliza entram os golos,
Os golos festejam-se...
Festejam-se os aniversários!
Os aniversários das pessoas
As pessoas falam…
Falam na rua enquanto andam!
Andam a cantar
Cantar é para os cantores!
Os cantores da televisão…
Da televisão as pessoas ouvem as notícias
As notícias do mundo!
Do mundo redondo,
Redondo como uma bola!

Rafael 4.º Ano
Escola da Sismaria da Gândara
           

Palavra puxa Palavra

Eu sou o Ricardo
Gosto de beber água.
Água do mar,
Mar salgado
Salgado é o sal!
Sal espalhado…
Espalhado no quarto
Quarto onde durmo!
Durmo a pensar…
A pensar nas estrelas!
Nas estrelas a cintilar
A cintilar no céu
Céu a falar…
A falar às pessoas!
As pessoas a passear,
A passear na rua
Na rua à noite!
À noite durmo…
Durmo na cama
Na cama do quarto
No quarto os meninos dormem
Dormem a sonhar no futuro!
No futuro trabalha-se
Trabalha-se na oficina
Na oficina sujam-se as mãos
As mãos a andar
Andar pelo corredor
Pelo corredor corre-se
Corre-se depressa
Depressa ganham-se troféus
Troféus que ficam no armário
No armário feito de cortiça
Cortiça do sobreiro
Sobreiro é uma árvore
Árvores há na floresta
Na floresta com animais
Animais da quinta
Quinta do Manuel
Manuel é um homem
Homens são as pessoas
Pessoas do céu
Do céu chove
Chove no mundo
No mundo com vida
Com vida dos animais.

Ricardo Claro – 4º Ano
Escola da Sismaria da Gândara

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Eco-Escola

Os alunos continuam muito motivados na reciclagem e sensibilizados para as questões ambientais!


                                          Trabalho elaborado por: Beatriz Malhó - 4.º Ano

Ciclo da água

Gostámos muito de estudar esta matéria e desenhar o ciclo da água!

 
                                                                                                             Inês

Nomes coletivos


Foi com muita curiosidade que nós descobrimos os nomes coletivos!
Escrevemos quadras e depois ilustramos esses nomes...
Podem apreciar as nossas obras de arte!


Num dia de sol
Fui passear no prado
Lá vi um caracol
E um rebanho espantado.
                                   Inês


    
Fui à capoeira
E vi lá uma ninhada.
A mãe estava preocupada
Porque os pintos não comiam nada.

                                        João Henrique


    
Quando fui ao pinhal
Vi lá o senhor Cunhal.
Ele foi ver um animal
 Que comeu ontem o sal.
                                
                                   Daniel


    
Fui ver a minha vinha
 E apanhar uma folhinha.
Dei um pulo e assustei-me
Com a cobra que lá vinha.
           
                                Camila 


   
Um dia fui ver a serra
 Avistei várias terras.
No cume da serra estava uma cerejeira
 Que cheirava como uma roseira.
                                                  Ricardo


    
Sentei-me junto ao rio a descansar
E vi um cardume que ia a passar
O meu amigo começou a chorar
Porque o queria apanhar.

                                  Ana Maria

 

     
Um dia fui caçar
Encontrei uma alcateia
Um lobo estava a uivar
Preso a uma teia!

                             Inês


    
Para ser tropa  
É preciso aprender
Para defender
E combater.

    Stanislav


 
      Ontem vi o Beto
      A estudar o alfabeto!
      Entretanto pôs-se a cantar
      Para o alfabeto decorar.

                          Beatriz Costa

  

    
Um dia fui à vinha
Apanhei um cacho de uvas.
Entretanto começou a chover
E utilizei o guarda-chuva.

                                  Rafael


   Olhei para os astros
   Com muita admiração.
   Sabem o que descobri?
   Uma linda constelação!

                                       Iúri


   
 Ontem à tarde fui ao jardim
 Apanhar um ramo de flores.
 Ofereci-as a avó
 Com muito amor.

                       Beatriz Ferreira


    
Fui com a família à praia,
Fiquei admirado!
Com uma enorme frota
Que andava no mar agitado.
                                        Joel


   
Fui ao arquipélago da Madeira
Visitar uma ribeira.
Depois vi um macaco
A subir uma bananeira.

                               Joel

     
Quando vou para o pomar
Vou sempre a assobiar.
Às vezes até grito
Quando ouço um apito.
 
             Beatriz Costa


     
Quem vê um pardal
Tem um olival.
Será que no olival
Encontro o dedal?

                                  Carlos


     
Fui passear à beira - mar
E adivinha o que encontrei?
Um bando de aves a voar
Outro dia cá voltarei.
                                 Beatriz Malhó


     
Ontem fui à festa
E uma girândola rebentou.
Fez um barulho imenso
Que até me assustou.

              Maria Carolina


     
Quando ia a passear
Vi uma banda a tocar.
Quanto mais ela tocava
Mais eu cantava.

                        Beatriz Costa


    
Quando fui à tourada
Não havia nada
Só havia uma manada
E uma multidão zangada.

                              Inês


     
A vida nas tribos
 É muito diferente.
Mas se eu visitasse uma
Ficaria muito contente.
                                    João


      
Ontem fui à escola
Fazer um exame.
Pelo caminho
Encontrei um enxame.

                   Maria Carolina

    
Um dia fui passear,
 Uma coisa chamou-me a atenção.
Era um souto,
Com muitas castanhas no chão.
                                   Beatriz Malhó



      
No deserto cheio de areia
Uma cáfila encontrei.
Foi uma viagem linda
Nunca mais a esquecerei.

                        Beatriz Malhó

    

Ontem fui ao depositrão
Colocar umas pilhas!
Começou a bater o coração
Quando vi uma matilha.

                                   Bárbara