terça-feira, 29 de maio de 2012

O canguru


                          Canguru: um campeão de saltos!
Olá! Eu sou o canguru! Gosto muito de saltar por isso, é que me chamam “o campeão de saltos”!
Sou muito simpático e jeitoso: o meu pelo é muito espesso, mas é muito apreciado pelo homem, que pode vender por uma fortuna!
Tenho uma cabeça pequena, mas não pensem que eu sou pouco inteligente!
As minhas orelhas são grandes, consigo ouvir muito bem! Se ouvir alguém dizer mal de mim, sou capaz de lhe dar uma grande tareia com as minhas patas dianteiras!
Tenho uma cauda muito comprida e pesada, que serve para equilibrar o meu corpo quando salto ou quando estou de pé, a alimentar-me.
As minhas patas traseiras são fortes e musculadas, que me permitem dar saltos enormes , até 3 metros de altura e 9 metros de comprimento! Sou mesmo um campeão!
Podemos nascer muito pequenos, do tamanho de uma cereja! Mas quando crescemos podemos medir de 80 centímetros a 1,40metros e pesar de 500g a 90kg!
Eu vivo muito longe daqui. Posso ser encontrado nas planícies ou florestas densas, com muita vegetação, da Austrália!
Gosto muito de comer ervinhas e folhinhas bem frescas , mas também como frutos.Humm! Que delícia!
A minha fêmea possui uma bolsa na barriga: chama-se marsúpio ou bolsa marsupial.
Essa bolsa seve para os filhotes ficarem protegidos, quando nascem! Só saem da bolsa quando tiverem um ano de idade. Assim estão mais quentinhos e bem alimentados, com o leitinho da mãe!
Ser canguru é fabuloso!     

Trabalho realizado pelos alunos do 4.º Ano com apoio da professora Sandra Marinheiro

Sem comentários:

Enviar um comentário