quarta-feira, 9 de maio de 2012

Lagarto Pintado


A atividade realizada teve por base o poema apresentado pelo
 Dr. Luis Filipe Barbeiro no livro Lengalíngua.
Com base na estrutura pergunta - resposta os alunos inventaram outras estrofes.


Lagarto pintado

-Lagarto azul
Quem te azulou?
-Foi uma nuvem
Que por aqui passou.

-Lagarto achatado
Quem te achatou?
-Foi um elefante
Que se deitou.

-Lagarto castanho
Quem te acastanhou?
-Foi uma castanha
Que me pintou.

-Lagarto esverdeado
Quem te esverdeou?
-Foi a erva
Que me assustou.

-Lagarto prateado
Quem te prateou?
-Foi um papel
Que em mim pousou.
 
-Lagarto afiado
Quem te afiou?
-Foi uma faca
Que aqui passou.

 -Lagarto aguado
Quem te aguou?
-Foi um balde de água
Que por mim despenhou.

-Lagarto vermelho
Quem te avermelhou?
-Foi um coração
Que em mim pousou.

-Lagarto laranja
Quem te alaranjou?
-Foi uma laranja
Que aqui rebentou.
  
-Lagarto fofinho
Quem te fofou?
-Foi uma almofada
Que por aqui passou.   

Maria Carolina   

 Lagarto pintado

- Lagarto castanho
Quem te acastanhou?
- Foi a árvore
Que me ajudou.
- Lagarto cinzento
Quem te acinzentou?
- Foi um computador
Que para mim olhou.
- Lagarto laranja
Quem te alaranjou?
- Foi o sol
Que me queimou.
- Lagarto branco
Quem te branqueou?
- Foi a parede
Que me assustou?
- Lagarto verde
Quem te esverdeou?
- Foi a erva do jardim
Que me pintou.

- Lagarto azul
Quem te azulou?
- Foi a água da torneira
Que se entornou.

- Lagarto vermelho
Quem te avermelhou?
- Foi sangue
Que por aqui passou.

- Lagarto dourado
Quem te dourou?
- Foi um gato malhado
Que aqui passou.

- Lagarto amarelo
Quem te amarelou?
- Foi o girassol
Que ali ficou.

- Lagarto preto
Quem te preteou?
- Foi um carro
Que ali passou.
Irui

 Lagarto pintado
- Lagarto preto
Quem te preteou?
- Foi um carro
Que me atropelou.

-Lagarto laranja
Quem te alaranjou?
- Foi a laranja
Que me aleijou.

- Lagarto castanho
Quem te acastanhou?
- Foi uma castanha
Que por aqui passou.

- Lagarto azul
Quem te azulou?
- Foi uma velha
Que por aqui passou.

Carlos

 Lagarto pintado

- Lagarto verde
Quem te esverdeou?
Um bufalo que me olhou.

- Lagarto laranja
Quem te alaranjou?
Uma laranja que rebentou.

- Lagarto preto
Quem te preteou?
Um carro que me olhou.

- Lagarto vermelho
Quem te avermelhou?
O sangue que me tirou.

-Lagarto castanho
Quem te acastanhou?
Um tronco que me esmagou.

-Lagarto rosa
Quem te rosou?
Uma salsa que me picou.

-Lagarto amarelo
Quem te amarelou?
O sol que me pintuou.

-Lagarto azul
Quem te azulou?
Um tapete que me embrulhou.
Rodrigo



                                                                                                                  



1 comentário:

  1. Olá, amigos!
    Eu sou o Luís Filipe Barbeiro (autor do livro Lengalíngua, com as propostas em que se basearam para recriar as lengalengas). També para estas, parabéns pelas novas lengalengas. Continuem!
    Um abraço

    ResponderEliminar