quarta-feira, 18 de abril de 2012

Poema o meu regalo

A atividade realizada está proposta no livro Lengalíngua do professor Dr. Luis Filipe Barbeiro. É adequada para trabalhar o grau dos nomes.
Iniciou-se a aula com a leitura do poema.
O desenvolvimento foi feito por meio da construção de novas estrofes, mantendo algumas rimas  "regalinho" ," regalão", " só".

Poema original

O meu regalo
o meu regalinho
é ir à praia
tomar um banhinho.

O meu regalo
o meu regalão
é estar no recreio
a jogar ao pião.

Os alunos fizeram trabalhos muito interessantes... se quiserem podem ler!


O meu regalo!

O meu regalo,
o meu regalinho
é ir a casa
ver o meu gatinho.

O meu regalo,
o meu regalo só
é ir ao campo
sujar-me no pó.

O meu regalo,
o meu regalão
é estar no recreio
a brincar com o João.

O meu regalo,
o meu regalinho
é ir a casa
tomar um banhinho.

O meu regalo,
o meu regalo só
é ir buscar uma corda
e dar um nó.


O meu regalo,
O meu regalão
é estar na cozinha
a fazer o pão.


O meu regalo,
o meu regalinho
é ir à estrada
e andar no meu carrinho.

O meu regalo,
o meu regalo só
é ir à sala
ver um totó.

O meu regalo,
o meu regalão
é estar na cozinha
a limpar o fogão.

Beatriz Costa

O meu regalo!


O meu regalo,
O meu regalinho
é ir brincar
com o meu gatinho.

O meu regalo,
o meu regalo só
é ver a avó
a limpar o pó.

O meu regalo,
o meu regalão
é ver o papão
a comer o João.

O meu regalo
o meu regalinho
é ir comer
um franguinho.

 Rodrigo

O meu regalo!
O meu regalo
O meu regalinho
É ir à adega
Fazer o vinho.

O meu regalo
O meu regalão
É ir ao circo
Ver o leão.

O meu regalo
O meu regalinho
É ir à rua
Comer um peixinho.

O meu regalo
O meu regalito
É ir à padaria
Comer um pãozito.

O meu regalo
O meu regalão
É ir à selva
Ver um leão.

O meu regalo
O meu regalo só
É ir à lua
Com a minha avó.

Carlos



O meu regalo!
O meu regalo
O meu regalinho
É ir à biblioteca
Ler um livrinho.

O meu regalo
O meu regalo só
É ir para casa
Limpar o pó.

O meu regalo
O meu regalão
É ir à padaria
Comprar o pão.

O meu regalo  
O meu regalinho
É ir ao lago      
Tirar um patinho.

O meu regalo
O meu regalo só
É ir à praia
Ver um totó.

O meu regalo
O meu regalão
É ir ao café
Beber um galão.

O meu regalo
O meu regalinho
É ir no barco
Ver um golfinho.

O meu regalo
O meu regalo só
É comprar uma corda
E dar um nó.

O meu regalo
O meu regalão
É ir ao café
Comer um leitão.

O meu regalo
O meu regalinho
É ir ao parque
Ver um passarinho.

Bárbara

O meu regalo! 

O meu regalo
O meu regalito
É ir à estrada
Ver o carrito.

O meu regalo
O meu regalinho
É ir ao parque
Ver o meu amiguinho.

O meu regalo
O meu regalo só
É ir para a cama
Fazer um ó…ó…

O meu regalo
O meu regalão
É ir para casa
Brincar com o cão.

O meu regalo
O meu regalinho
É ir dar pão
Aos passarinhos.

Joel  

 O meu regalo!

O meu regalo
O meu regalinho
É ir ao campo
Ver o moinho.

O meu regalo
O meu regalito
É ir ao galinheiro
Ver um galito.

O meu regalo
O meu regalão
É ir ao jardim
Ver um cão.

Maria Carolina

O meu regalo!
O meu cão
O meu cãozinho
Gosta de ir à rua
Brincar com o gatinho.

O meu cão
O meu cão só
Vai acordar
Com um totó.

O meu cão
O meu canzarrão
Vai atirar-se
Para o João.

O meu peixe
O meu peixinho
Vai fazer-me
Um carinho.

O meu peixe
O meu peixe só
Vai nadar
Com a minha avó.

O meu peixe
O meu peixão
Vai tomar
Banho com o leão.

Stanislav

 O meu regalo!
O meu regalo 
O meu regalinho
É ir à capoeira
Ver o galinho.

O meu regalo
O meu regalo só
É brincar no quarto
E  limpar o pó.

O meu regalo
O meu regalão
É ir à praia
E brincar com o balão.

Beatriz Ferreira

O meu regalo!
O meu regalo
o meu regalito
é ir brincar
com o cãozito.

O meu regalo
o meu regalinho
é ir comer
um geladinho.

O meu regalo
o meu regalão
é ir ao café
beber um galão.

O meu regalo
o meu regalo só
é ir limpar
o pó.
Ana?


Sem comentários:

Enviar um comentário