quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Leonardo da Vinci

Nós andámos a pesquisar a vida e obra de Leonardo da Vinci, depois escrevemos a nossa estória.

                Da Vinci um génio da humanidade
Num belo dia de sol, numa pequena cidade em Itália, nasceu um menino muito especial, que viria a tornar-se num grande génio da humidade.
Os seus pais deram-lhe o nome de Leonardo.
Leonardo era um menino muito inteligente desenhava muito bem. Era tão bom na arte de desenhar que aos catorze anos, começou a trabalhar no estúdio do grande pintor, escultor e ourives Verrocchio, em Florença.
Fez trabalhos maravilhosos! Até um rei francês o convidou para trabalhar para si.
Leonardo da Vinci não foi só um grande pintor. Ele também se destacou na arquitetura, na escultura e na engenharia. Foi, realmente, um grande génio!
Mas os seus quadros são extraordinários. Leonardo da vinci pintou grandes obrastais como "Mona Lisa", "a ultima ceia", "o grito" "A virgem das rochas".
O seu quadro mais famoso é "Mona Lisa". Trata-se de um retrato de uma mulher. Pensa-se que terá sido uma encomenda de um grande comerciante de Florença, que representa a sua esposa.
Este retrato mostra-nos uma bela mulher, com um sorriso muito tímido e um olhar misterioso. Está desenhada sobre uma paisagem de cores suaves, na qual se observam montanhas e caminhos ondulantes.
É considerado o retrato mais famoso do mundo e é muito valioso!
Em 1911 terá sido roubado, mas foi recuperado em Itália, estando hoje exposto no Museu de Louve, em Paris.
Leonardo da Vinci faleceu em França, no ano de 1519.
A sua vasta obra é, ainda hoje, apreciada no mundo inteiro. Ninguém pode ficar indiferente perante tanto mistério e intriga, que continuam a captar atenção de todos quantos a contemplam.
Que sentimentos despertarão; também, em nós as suas magníficas obras?
Turma-56
Escola da Sismaria da Gândara
Professora: Olívia Mendes
Trabalho realizado em colaboração com a professora Sandra Marinheiro



1 comentário:

  1. Ficou muito bonito o texto.
    Acho que o Leonardo Da Vinci iria ficar tão orgulhoso por ter sido tão bem retratado nas palavras, que não hesitaria em pintar um retrato de tão ilustres escritores!!!
    Parabéns!!!

    ResponderEliminar