sábado, 21 de janeiro de 2012

Eco- Escola um Projeto Inovador! Alunos motivados e preocupados com as questões ambientais



No passado dia 7 de outubro, a nossa escola recebeu o 1.º galardão  Eco- Escola, como reconhecimento das boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas no ano letivo de 2010/2011.
Este ano letivo, os alunos continuam muito envolvidos e empenhados no desenvolvimento deste projeto, tanto em casa, como na sala de aula.
Cada turma escolheu um tema e construiu um cartaz diferente sobre a reciclagem. Posteriormente, elaborámos na escola,  uma brochura que foi enviada às famílias.
O nosso objetivo é estimular os alunos, deixá-los descobrir e experienciar novas vivências. Nesta perspectiva Rigolet (2000, p.103) afirma que: “estimular precocemente significa ainda investir na formação destes pequenos seres em desenvolvimento, a fim de criar neles as bases fundamentais para qualquer aprendizagem futura, dando-lhes a possibilidade  de serem autoconfiantes nas suas capacidades, por isso revelando autonomia e auto – estima”.[1]
Dito de outra forma, o aluno deve perceber o que o professor lhe pretende ensinar e construir ele mesmo o seu caminho. Segundo Jolibert, citado por Rigolet, “ ensinar não é inculcar ou predigerir, mas ajudar alguém nas suas próprias etapas de aprendizagem, ajudando a criança no seu próprio caminhar, sem lhe impor um “ caminho-tipo...[2]







[1] Rigolet, Sylviane Angéle. (2000). Os três P (Precoce, Progressivo e Positivo). Porto Editora.
[2] Rigolet, Sylviane Angéle. (2000). Os três P (Precoce, Progressivo e Positivo). Porto Editora.

Sem comentários:

Enviar um comentário